top of page

Pé de Atleta!

Foto do escritor: Fale com a POPFale com a POP

Atualizado: 23 de set. de 2018

.


O QUE É O PÉ DE ATLETA?

O pé de atleta, tínea dos pés ou frieira é um tipo micose causada por fungos que se alojam na pele. Esse tipo de infecção afeta principalmente a região localizada entre os dedos e sob as unhas, mas também pode acometer outras áreas, como o dorso e a sola dos pés.

COMO ACONTECE A CONTAMINAÇÃO?

Geralmente, a micose dos pés é causada por fungos chamados dermatófitos, que se alojam na pele e provocam a infecção. Eles produzem e transmitem esporos que costumam ser resistentes no meio ambiente, facilitando a transmissão, que pode acontecer de diversas formas:

  • Contato entre o pé e pessoas/animais contaminados;

  • Contato entre o pé e objetos contaminados, como calçados ou chinelos;

  • Contato entre o pé e um ambiente repleto de esporos ou fungos (situação muito frequente em piscinas e duchas, por exemplo).

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO PÉ DE ATLETA?

Quando a pele é infectada, ela passa a apresentar áreas mais vermelhas. Em seguida, essa pele fica perceptivelmente “descolada”, tornando-se acinzentada ou branca. O próximo passo é a descamação.

Sintomas desagradáveis, como a coceira seguida de dor, também costumam se manifestar. Em casos mais intensos, bolhas e rachaduras também podem se formar, causando desconforto e dor.

Embora seja facilmente reconhecido, é importante que o diagnóstico seja feito por um médico, pois só um profissional qualificado poderá descartar a possibilidade de ocorrência de outras doenças com características semelhantes.

COMO TRATAR O PÉ DE ATLETA?

Na maioria das vezes, o tratamento para o pé de atleta é bem simples, limitando-se à utilização de antifúngicos tópicos. Porém, alguns casos se tornam mais graves, e há necessidade de prescrição de antifúngicos orais. Dependendo da gravidade e extensão, os resultados podem aparecer rapidamente.

O medicamento pode ser administrado de diversas formas: existem, no mercado, géis, loções, cremes, sprays, talcos e, no caso do antifúngico oral, comprimidos para combater a infecção.

COMO PREVENIR?

Evitar o problema ainda é o melhor tratamento. Por isso, separamos aqui algumas dicas que podem ajudá-lo a ficar bem longe deste vilão:

  • Ao utilizar piscinas, saunas, duchas e outros ambientes públicos úmidos, procure usar chinelos. Esses lugares são naturalmente cheios de fungos e esporos, e andar descalço neles é um convite à infecção!

  • Depois de molhar os pés, seque muito bem os espaços entre os dedos. Se tiver dificuldade para enxugá-los com uma toalha, utilize algodão.

  • Sapatos sintéticos e muito fechados não deixam o pé respirar, e a retenção de umidade favorece o desenvolvimento de micoses. Procure usar calçados abertos sempre que possível, preferencialmente aqueles confeccionados em couro.

  • Caso não haja outra opção a não ser utilizar calçados fechados, utilize talcos antifungos ou sprays que mantenham os pés livres de umidade.

  • Se você já tem pé de atleta, tome cuidado com suas roupas. As que tiveram contato com a micose devem ser lavadas com água quente e com produtos antifungos. Ao se vestir, coloque as meias antes das cuecas e calcinhas, para evitar a contaminação.

  • Não empreste suas roupas, equipamentos esportivos, calçados e toalhas a outras pessoas. O mesmo vale para você. Não utilize pertences de outros.

  • Ferimentos e lesões devem ser bem cuidados e protegidos, para evitar a contaminação. #atletas #run #crossfit #life #feet #helth #saúde #corrida #piracicaba




6 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


meztliguidai
Sep 23, 2018

Essa problema seria a famosa frieira?

Like
bottom of page